sexta-feira, 24 de maio de 2013

CANTINHO DA LEITURA

Falar da importância da leitura e do hábito de ler para a formação do indivíduo é repetir o que todos sabem. Mas como desenvolver essa competência em nossas crianças? 
O próprio Bill Gates afirmou:


" Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história".
No entanto, quando comparamos   dados das pesquisas sobre o hábito de ler da população brasileira com os de outros países, verificamos que estamos entre aqueles que menos livros leem, por ano.

Quando se prepara o quarto de uma criança que vai chegar, pensa-se em tudo:
em harmonizar móveis e objetos, em oferecer um cantinho para os brinquedos, aparelhos eletrônicos e tudo o que de mais moderno haja no mercado. E um cantinho onde a criança possa desde a mais tenra idade travar conhecimento, amizade e intimidade com os livros, onde é que fica?

Nesse post, você encontrará várias sugestões para elaborar um "cantinho de  leitura" para seus pequenos, dando-lhes assim, oportunidade para que eles se transformem, em ávidos leitores.

Lembrem-se sempre que: "um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar". (Rubem Alves)




Existem outras sugestões de cantinhos de leitura bem mais accessíveis. Quando se trata de incentivar o hábito de ler, tudo é válido. Se não há espaço no quarto, até num corredor pode ser improvisada uma estante de livros feita de algodão cru, como mostra a figura. O papais que tenham dom para marcenaria, podem produzir moveis bem práticos, como os apresentados abaixo. 


Um comentário:

  1. Lindo, lindo este post.
    Amo ler, e minha filha Juliana também. Sempre gostei de ler antes de dormir e ela sempre me imitou.
    Lindo domingo para todos aí.
    Beijo.

    ResponderExcluir